quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Saudade

Tem horas que ela vem de uma maneira que nao ha como segurar. Voce pode estar feliz, satisfeito com tudo, bem alimentado, cercado de pessoas legais em um lugar legal e confortavel, mas ela vem, senta ao seu lado, faz voce lembrar de tudo e de todos e aperta voce, aperta forte, te sufoca, nao tem como ignorar...

Mas sera que e bom fugir? Sera que o aperto dela te conforta ou te machuca? Sinceramente nao sei.
E estranho classifica-la. Seria ela boa ou ruim? Senti-la, te-la presente nos seus dias te faz bem ou mal? A mim tem mostrado o quanto as pessoas e tudo aquilo que nos cerca e importante para nossa sobrevivencia. Mas do que isso me mostrou que posso sentir saudade ate de coisas que odeio, de atitudes que reprovo e daquilo que nem conheco e nem vivi.

Com certeza ela as vezes e uma ameaca. Uma barreira. Faz voce pensar em desistir porque nao importa o que faca o aperto esta presente, e ca entre nos, por mais que um abraco apertado seja muito bom, depois de um tempinho ele incomoda, e depois de um bom tempo, sufoca.

E quando voce comeca a ver todos em tudo. Olha um cachorro na rua e lembra do seu, mas nao se iluda, por que nao e. Vai a lugares e pensa como seria melhor se ali tivesse com voce aqueles que voce sente falta, mesmo se eles estivessem reclamando desse lugar. Mas nao se iluda, eles estao muito longe.

Entao o que lhe resta e ela e somente ela, a SAUDADE. Mas por que nao dizer que um dos motivos das pessoas viajarem e para sentir saudade daquilo que diariamente elas nem dao conta que existe e que sao importantes. A cada dia esse motivo tem se tornado mais concreto.

Para fechar faco essa pergunta a voces, porque as pessoas viajam?

"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença.
Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda.
Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."
Clarice Lispector

7 comentários:

Rosely disse...

Uau!! Filho!!!
Que lindo o que escreveu sobre a saudade, tive que dar um tempo pra me recuperar... principalmente pq ela ta me incomodando tanto qto a vc. E que feliz a citação de Clarice Lispector, a escritora preferida da minha ídala Bethania, me fez chorar mto de saudade e de alegria de saber que tenho um filho tão sensível e tão centrado como vc. TE AMO MUITO, MUITO, MUITO.
BJO (de saudade, também...)

Anônimo disse...

Digo, amei o que escreveu... tem uns pedacinhos das músicas do Tarzan pra você tá... eu gosto muito dessas músicas (Ed Mota)

"No seu olhar,
eu posso ver,
a força pra lutar
e pra vencer(...)"

"Tenha fé em tudo que acredita
Dois mundos distintos são
Deixa o seu destino agir
Guiar seu coração (...)"
bjo da tia lene

Maria Laura disse...

Querido,
Qdo eu comecei a escrever isso aqui pensei que não poderia te consolar, mto menos dizer "volta, digo" igual eu faço no MSN todo dia...É a coisa mais egoista do universo qdo falo isso...Vc ta vivendo coisas maravilhosas por aí, e a saudade é uma delas, não tem nada mais bonito do que saber o que a gente quer pra gente, e a saudade é a resposta disso!!!
Bom...vou deixar um poema de Drummond, um dos meus favoritos, sem duvida:

Ausência
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.

Tia Rê disse...

Muito 10 hein Digo! Sei exatamente o que vc. está sentindo porque sinto esta "dor da saudade" frequentemente. Na verdade é uma mistura de sentimentos muito grande que envolve o nosso coração, é a realização (das suas metas e objetivos)tentando suprir a dor da saudade. Não é fácil de controlar! Como diz Fernando Pessoa: " À felicidade exige valentia".
Fique com Deus Digo e bjo pro ce!

Narinha disse...

Primooo!!!
Sei q ando sumidaa!mas eh q a vida anda mto corrida!!vou mandar-lhe um e-mail contando as novidades e explicando o meu sumiço neh!!
Saudades!!!
te amoo mto!
ti cuidaaa nego!
bjsss

Tiago Silva disse...

Chico Xavier.... hehehe

Tia Meire disse...

Digo me emocionei muito c/ sua palavras. Aguenta aí coração , porque vc sabe que nós estaremos aqui te esperando de corpo e alma.
"Sorri qdo a dor te torturar
E saudade atormentar
Os teus dias tristonhos e vazios
Sorri qdo tudo terminar
Qdo nada mais restar
Do teu sonho encantador
Sorri qdo sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos
sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar q/ tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz." Charles Chaplin
Fica com Deus , pois com Ele tudo passa e tudo proverá.
Te amo beijos


...SAUDADE É AMAR UM PASSADO Q/ NÃO PASSOU, É RECUSAR UM PRESENTE Q/ NOS MACHUCA,
É NÃO VER O FUTURO Q/ NOS CONVIDA

"PABLO NERUDA"